quinta-feira, 1 de agosto de 2019

BARBOSA FERRAZ - CORUMBATAÍ DO SUL: 58ª Rota da Fé



 do Walter Pereira - Tribuna do Interior

Estão abertas as inscrições para a 58ª Rota da Fé, que terá como destino os municípios de Corumbataí do Sul e Barbosa Ferraz. O evento será realizado no dia 7 de setembro – dia da Independência do Brasil. As inscrições podem ser feitas em várias paróquias de Campo Mourão, o valor é R$ 45,00 para adultos - inclui transporte, alimentação, água e frutas-; e R$ 20,00 para crianças entre 10 e 16 anos. Menores de 9 anos ou pessoas com deficiência mais um acompanhante não pagam.

Os romeiros sairão de Campo Mourão da Catedral São José, onde se concentrarão a partir das 6h30 para um café da manhã. Em seguida seguem para Corumbataí do Sul, onde visitarão lugares sagrados como a Capela Santa Terezinha de Menino Jesus e pontos turísticos, o Cristo Redentor.

De Corumbataí do Sul, os peregrinos seguem para Barbosa Ferraz, onde também visitarão locais sagrados, entre eles, o Santuário de Santa Rita de Cássia. O retorno a Campo Mourão será somente no fim da tarde de sábado. Durante todo o percurso, a peregrinação deverá reunir mais de 1.000 participantes.

De acordo com o idealizador do movimento, Ruben Moyano, são abertas em torno de 500 inscrições, mas durante o trajeto um grande número de pessoas sempre se une para o percurso. “A cada edição o número de pessoas só aumenta, reunindo famílias, que conhecem atrativos religiosos, históricos e culturais da nossa região”, falou Moyano.

Durante o trajeto, os peregrinos percorrem alguns trechos a pé e de ônibus, acompanhados também por equipes de saúde para apoio. O idealizador do evento comentou que a Rota da Fé é um movimento inter-religioso caracterizado como uma romaria, que visita lugares sagrados, diferentes culturas, conhece costumes locais, gastronomia das comunidades por onde passa e tem contato direto com a natureza.

O movimento tem como finalidade oferecer aos romeiros um programa intenso durante o dia, constituindo-se de caminhadas, orações, reflexões, penitencias e celebrações. Além de uma sadia prática religiosa que envolve, principalmente, as famílias, tanto dos romeiros, quanto dos anfitriões nas comunidades, o evento é uma prática do turismo religioso e sustentável.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas no Centro Catequético (44-3525 1634); Santuário Nossa Senhora Aparecida (44-3525 2932); Paróquia Sagrada Família – Cohapar (44-3523 4673); Paróquia São Pedro – Roncador (44- 3575 1215); Paróquia Nossa Senhora do Caravagio – Lar Paraná (44-3524 1022); capela Santo Antonio - Cidade Nova (44-3535 3652); Paróquia Divino Espírito Santo – Jardim Aeroporto (3525-3632)-, ou ainda pela internet, no site www.rotasdafe.com.br (http://www.rotasdafe.com.br) e e-mail: rotasdafe@gmail.com (http://rotasdafe@gmail.com).