quinta-feira, 18 de julho de 2019

OPINIÃO: Barbosa Ferraz: No próximo ano o povo vai escolher e as opções são essas

Prefeito Miliossi, professor Luciano Soares e Débora Carvalho, possíveis pré-candidatos, ainda não declararam

Com as eleições municipais se aproximando, faltando pouco mais de um ano, cinco candidatos aparecem como prováveis nomes na disputa em 2020 para a prefeitura municipal de Barbosa Ferraz. São eles o atual prefeito Edenilson Miliossi, Ivan Cassol, Débora Carvalho, Marinalva Carvalho e o professor Luciano Soares de Souza. Dos cinco nomes pelo menos dois ou três devem confirmar a disputa e polarizar os pouco mais de 9 mil votos válidos no município.

De todos os prováveis candidatos, apenas dois já anteciparam, se manifestando como pré-candidatos ao cargo de chefe do poder executivo, são eles Marinalva Carvalho e o irmão do ex-prefeito Gilson Cassol, o professor Ivan Cassol. As duas notícias foram trazidas aqui no blog após contato com os dois postulantes.

É pouco provável que até o início da campanha, em meados do próximo ano, surja um nome com força para concorrer, na verdade até mesmo os nomes que estão surgindo é prematuro afirmar que irão decolar até lá, já que o que vai definir isso será a opinião popular através de levantamentos de intenção de votos e de rejeição, o que pode fazer alguns dos pré-candidatos desistir da empreitada.

Até o momento o mais correto afirmar é que o atual prefeito Edenilson Aparecido Miliossi é naturalmente o candidato ao cargo, indo a reeleição sentado na cadeira e com a caneta na mão, o que por si só tem muita força, o que não significa a vitória garantida. Mas é correto afirmar que só perde a eleição para ele próprio.

Apesar de nunca ter efetivamente ocupado cargo político, a empresária Marinalva Carvalho tenta alavancar sua pré-candidatura. Depois de 10 anos da morte prematura do ex-prefeito Mario Cesar, ela se apega na ideia de que se eleita estará trazendo de volta a administração do ex-prefeito. Saber se isso vai emplacar é uma incógnita.

Já a empresária Debora Carvalho, filiada ao Partido Verde, já iniciou tratativas com outras lideranças no município, se irá formar um grupo para a disputa é cedo para afirmar. Até o momento apareceram apenas especulações em torno de seu nome.

Ivan Cassol, já disputou uma eleição municipal, se pronunciou afirmando que será pré-candidato, já transferiu seu domicílio eleitoral para Barbosa Ferraz. A seu favor tem formação acadêmica, experiência como administrador, já foi gerente do antigo HSBC no município e é irmão do ex-prefeito Gilson Cassol.

Luciano Soares de Souza, professor estadual, eleito vereador por quatro mandatos, presidente da câmara de vereadores de Barbosa Ferraz, atualmente vice-presidente da Uvepar (União das câmaras de vereadores do Paraná) e palestrante. Luciano disputou a última eleição para o cargo executivo, ficou em segundo e apesar de ser um dos poucos que ainda não declarou a pré-candidatura, é o que mais tem crescido (bastidores) na opinião popular. É bem provável que Luciano declare sua pré-candidatura apenas no início do ano. Até mesmo entre seus opositores existe a ideia de que ele é atualmente o mais preparado e com maior experiência e conhecimento político.

Intenção do eleitor


Que este blog tem conhecimento, até este momento foram realizadas pelo menos dois levantamentos junto ao eleitor, buscando a opinião sobre candidatos ao cargo de prefeito de Barbosa Ferraz. É certo afirmar que estas buscas tem por objetivo, neste momento, a tendência do eleitorado, apontando os mais populares e com maior rejeição. As pesquisas agora servem para dar um norte aos pretensos candidatos e definir suas ações e não foram divulgados os resultados.