quarta-feira, 27 de março de 2019

Operação da PF contra contrabando mira Umuarama e outras 7 cidades

Com inf. de O Bem Dito e Polícia Federal



A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (27) a Operação Contaminatus, contra uma organização criminosa especializada no contrabando e distribuição de cigarros e agrotóxicos do Paraguai para vários estados.

São oito mandados de prisão preventiva, 17 mandados de busca e apreensão, sequestro e indisponibilidade de bens, propriedades e contas bancárias dos investigados.

Os mandados a serem cumpridos foram expedidos pela 1ª Vara Federal de Guaíra e abrangem Guaíra, onde residiriam os líderes da organização criminosa, Umuarama, Curitiba e Terra Roxa, no Paraná, além de Mundo Novo (MS), Sinop (MT), Novo Progresso (PA) e Paraíso do Tocantins (TO).

Segundo a Polícia Federal, ao investigações identificaram a existência de empresas fundadas apenas para expedir notas fiscais que mascaravam a origem ilegal dos produtos contrabandeados.

O nome da operação, 'Contaminatus', significa 'contaminado' (em latim) e referencia o uso de agrotóxicos proibidos em lavouras no Brasil e também à forma como o grupo criminoso atuava.