quarta-feira, 27 de março de 2019

Governo demite presidente do Inep, responsável pelas provas do Enem, e põe general no lugar

do Contraponto



Marcus Vinícius Rodrigues, 63 anos, foi demitido da presidência do Inep, instituto responsável pelas provas do Enem, nesta terça-feira (26), um dia depois de assinar portaria que suspendia a avaliação do nível de alfabetização das crianças brasileiras de oito anos.

O Inep é o órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pelos exames, que fazem parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Em comunicado à imprensa, o instituto atribuía a suspensão dos testes a um pedido da Secretaria de Alfabetização do MEC. O documento publicado na segunda-feira de manhã foi divulgado sem o consentimento de funcionários da pasta. A então secretária de Educação Básica do MEC, Tânia Leme de Almeida, pediu demissão após o caso.

A demissão foi publicada em edição extra do DOU e assinada pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Rodrigues havia assumido o cargo no final de janeiro e tinha apoio da ala militar do governo. No lugar de Marcus Vinicius Rodrigues deve ficar o general Francisco Mamede de Brito Filho.