quarta-feira, 7 de novembro de 2018

ALERTA: Vigilância Sanitária de Barbosa Ferraz encontra escorpião amarelo no centro da cidade

Por Claudiney rato, às 17h02min | 07/11/2018 -

O agente da vigilância sanitária, Leandro de Melo, capturou o escorpião amarelo na tarde desta quarta-feira (7). 

A Vigilância Sanitária do Município de Barbosa Ferraz, através de um dos supervisores, Leandro de Melo, alerta para que população de Barbosa Ferraz tome cuidado com os escorpiões. Hoje (7), uma moradora da Rua Marechal Deodoro, no centro, em uma residência quase em frente ao escritório da Sanepar, informou a Vigilância sanitária ter visto um escorpião na casa e o agente Leandro de Melo foi ao local no início da tarde e encontrou um espécime considerado mais venenoso que o escorpião marrom. O aracnídeo foi analisado e o técnico constatou que se trata de um escorpião amarelo.


Segundo Leandro, no caso de encontrar um escorpião dessa espécie, é necessário tomar muito cuidado ao remover o animal. Se possível ligar para a Secretária Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária, e dessa forma um dos responsáveis irá até o local e efetuar a remoção, como aconteceu nesta quarta-feira.

A espécie tem em média 6 cm e possui a característica de se reproduzir sem a necessidade de haver um casal, isso significa que se um único espécime for transportado para um novo local, ele poderá se reproduzir e se desenvolver.

Em casos de acidentes, a vítima deve ser encaminhada imediatamente para o Pronto Socorro. O veneno atua, principalmente, sobre o sistema nervoso podendo ocorrer morte por insuficiência cardíaca e respiratória, náuseas, vômitos, suor excessivo e agitação podem estar presentes entre os sintomas.

Em casa, os cuidados a serem tomados são: vedação de portas e janelas, sacudir roupas guardadas antes de vesti-las e verificar calçados. É fundamental manter o quintal limpo. Entulhos e restos de construções que são criadouros ideais para o escorpião amarelo devem ser evitados e caso tenha, devem ser retirados para evitar a proliferação do escorpião, que pode resultar em morte caso aconteça à picada.

Ainda segundo informou Leandro de Melo, na casa onde o animal foi encontrado, moram também duas crianças. O escorpião foi encontrado e capturado por Leandro de Melo dentro do quarto da mãe das crianças, no piso.