sexta-feira, 2 de março de 2018

Iretama vai receber mostra cultural "Negros no Paraná"



O município de Iretama vai receber no próximo dia 15 de março, às 19h, a mostra “Negros no Paraná” na Casa da Cultura. A entrada é gratuita. A exposição acontece através de ação da Secretaria de Estado da Cultura que leva pelo menos duas exposições para cidades do interior do Paraná por meio do projeto de mostras itinerantes da Coordenação de Ação Cultural. A primeira será em Prudentópolis, no dia 1º de março.

A mostra apresenta também 11 nomes importantes que contribuíram para a formação literária do Estado, além de influenciar muitos contemporâneos. Entre os autores estão Dalton Trevisan, Emiliano Perneta, Emílio de Meneses, Helena Kolody, Jamil Snege, Júlia da Costa, Manoel Carlos Karam, Newton Sampaio, Paulo Leminski, Valêncio Xavier e Wilson Bueno.

NEGROS NO PARANÁ - A fotógrafa Fernanda Castro, que atuou como repórter fotográfica em jornais e foi premiada em diversos salões, capturou as imagens selecionadas para a exposição por meio de uma pesquisa de campo em 38 comunidades negras remanescentes dos quilombos no Paraná. A mostra traz fotos que retratam o cotidiano dessas comunidades.